quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

(R)evolution!

“Estuda-se o desenvolvimento humano pela evolução do organismo...e sua interação ambiental.A evolução do organismo começa com a evolução através do hominídeo...até a evolução do homem,o Neanderthal, o Cro-Magnon.

Ora, o que temos aqui são três eixos. O biológico, o antropológico,

o desenvolvimento das culturas...e o cultural, que é a expressão humana.O que se viu foi a evolução de populações, não de indivíduos.Pense na escala temporal em questão.A vida tem dois bilhões de anos,o hominídeo, seis milhões.A humanidade, como a conhecemos hoje,tem 100 mil anos.Percebe como o paradigma evolutivo vai se estreitando? Quando se pensa na agricultura, na revolução científica e industrial...são apenas 10 mil anos,400 anos, 150 anos.Vê-se um estreitamento crescente da temporalidade evolutiva.À medida em que entramos na nova evolução...ela se estreitará ao ponto em que a veremos no curso de uma vida.

Há dois novos eixos evolutivos,vindos de dois tipos de informação. O digital e o analógico. O digital é a inteligência artificial.O analógico resulta da biologia molecular e da clonagem.Une-se os dois com a neurobiologia.Sob o antigo paradigma, um morreria,o outro dominaria.Sob o novo paradigma, eles existem como um grupamento...cooperativo e não-competitivo,independente do meio externo.Assim, a evolução torna-se um processo individualmente centrado...emanando do indivíduo...não um processo passivo onde o indivíduo está sujeito ao coletivo. Produz-se, então, um neo-humano...com uma nova individualidade, uma nova consciência.

Esse é apenas o começo do ciclo.À medida que ele se desenvolve, a fonte é esta nova inteligência.Enquanto as inteligências e as habilidades se sobrepõem...a velocidade muda até atingir-se um crescendo.Imagine, uma realização instantânea do potencial humano e neo-humano.Isso pode ser a amplificação do indivíduo...a multiplicação de existências individuais paralelas...onde o indivíduo não mais estaria restrito pelo tempo e pelo espaço.

E as manifestações dessa evolução neo-humana...poderiam ser dramaticamente imprevisíveis.A antiga evolução é fria, é estéril. E eficiente.Suas manifestações são aquelas da adaptação social.Trata-se de parasitismo,dominação, moralidade...guerra, predação.Essas coisas ficarão sujeitas à falta de ênfase e de evolução.O novo paradigma nos daria as marcas...da verdade, da lealdade,da justiça e da liberdade.Essas seriam as manifestações dessa evolução. E essa a nossa esperança.”

Essa fala fantástica é um pedacinho de Waking life, não é meu preferido, mas é como todo o resto do filme...foda. O que eu quero com esse trecho é lembrar de uma coisa que é engraçada e divertida. Que com essa velocidade, essas mudanças. Tem um ponto MUITO divertido, da até vontade de rir, mas é só por que eu to com um bom humor fora do comum hoje. A parte que eu observei é que se a gente se comportar direitinho daqui a dez, ou quinze anos a gente já pode rir por ultimo... vou fazer meus exercícios e estudar um pouco agora, por que eu tenho o que fazer da minha vida, e é o suficiente pra assustar muita gente, mas como dizia aquele velho cancioneiro “ A parte chata de ser arrogante é que a gente acaba quebrando a cara” Eu digo que eu vou continuar sendo arrogante e o mais importante sendo mais cara de pau, por que se for pra eu quebrar a cara doerá menos se essa for de pau.

Sério gente, cuidem de suas vidas e seguindo o conselho esperto do Howard Bloom algo como "Ok, ok o mundo é miseravel e cruel, e se você dentro dessa miséria fizer algo que você goste do jeito certo?" Era alguma coisa assim, e esse cara é muito foda, leiam-o. Ou com o nosso gostoso objetivismo. Mudem suas vidas se você tem um emprego de merda, deixe esse emprego de merda pra alguem que espere merda de sua vida, não da mais tempo pra reclamar, ou chorar sobre o leite derramado. O mundo é assim não vai aparecer o anti-cristo, ou cristo pra salvar ou matar ninguém. Cristo é você o anti-cristo também, e eu to pouco me fudendo qual deles é você agora, eu tenho o que fazer, beijos pessoas.

P.S.: É Alaíla pode voltar pra cafeína, eu num postei isso ontem por que eu dormi, o que é raro, ou seja algo teve a ver com sorte.

2 comentários:

Unknown disse...

E tres vivas para o processo evolutivo:

VIVA VIVA VIVA
VIVA VIVA VIVA
VIVA VIVA VIVA

e tenho um super corretivo Clinique que disfarça 91% minhas espinhas e ainda as secam. Sem contar a mascara a prova d´agua que aguenta todo meu costumeiro chororo. imagina quando chegarmos a sentir o processo evolutivo a nivel macro em menos de uma vida como diz o texto? ou haveria a possibilidade de chegar à maxima do processo evolutivo e se fazer uma regressao na sua velocidade?

tipo: bilhoes de anos, 100 mil anos, 4 mil anos, 150 anos, 50 anos, 1 ano, 0, 1 ano, 50 anos, 150 anos, 4mil anos, 100mil anos e bilhoes de anos. ta sacando?


waking life eh phoda, talvez um dia faça algum projeto em cima dos textos dele. algo tipo um boteco de filosofia, onde serao vendidos drinks criados por vc e em determinado dia da semana os abordaremos de maneira mais simploria e em outro de maneira mais inteligivel. pessoas seletas e convidadas. ou seria utopico demais?



cafeina, to pensando em traficar...

Unknown disse...

PS. faltei trabalho na sexta, por isso so comentei hj.
mt bom começar a semana com um texto do waking life. vou procurar no google mais. ADEUS